terça-feira, 27 de abril de 2010

GRACIAS A LA VIDA

Estreou, nessa vida e, de madrugada, Lucca Fraga Midlej.  De surpresa, o danadinho antecipou a estreia deixando todo mundo de bobeira...

De parabéns estamos todos nós - em especial os papais de primeiríssima viagem, Aglay e Wali!

domingo, 25 de abril de 2010

COMENTÁRIO: Chico Xavier - O Filme

Comentário feito por Tarcisio Passos, crítico de cinema:

"Fui ontem, na noite de estréia, assistir ao filme mais badalado dos últimos anos: Chico Xavier - O Filme. Sessões lotadas e muita expectativa. Uma expectativa que podia ser notada no semblante de cada um que encarava aquela fila. Uma salada etária e, provavelmente, recheada de muitos credos.
O filme é de uma beleza incrível. Conta a história de um dos maiores e mais respeitados espíritas do mundo - Chico Xavier - (interpretado nas três fases de sua vida por Matheus Costa, Ângelo Antônio e Nelson Xavier), desde a sua infância até a sua morte, ou melhor, até a sua desencarnação. O filme é extremamente lindo. Surpreendente a maneira como Daniel Filho (Diretor) retratou a vida e obra do Chico Xavier.

Sessão lotada acomodamo-nos nas primeiras filas do cinema, e mesmo que tudo pudesse nos levar a uma pré-impressão do que seria o filme, qual o seu significado e qual o seu objetivo, engana-se quem imaginou que o filme seria uma propaganda ao espiritismo ou mesmo uma publicidade ao próprio Chico Xavier.

O filme é apenas a celebração de um grande homem, que este ano, caso estivesse vivo (encarnado), completaria um século de vida. Deste, seriam 96 anos de dedicação, não à doutrina espírita, mas à bondade, ao desejo de servir ao próximo. O filme emociona, alegra e nos faz refletir o quanto e por tão pouco sacrifício, fazer o bem é um exercício que fortalece a nossa alma.
A vida de Chico Xavier foi marcada por sacrifícios. Ele enfrentou-os e seguiu em frente. Ajudou e foi ajudado. Sobreviveu a uma enxurrada de acusações, críticas e desconfianças. Muitos de nós passamos por tudo isso.
Mas a grande virtude do Chico (a gente se sente tão íntimo do mestre espírita) foi, sem dúvida, a sua capacidade de transformar essas dificuldades a favor do bem. A bondade era sua, sempre presente, companhia.

O filme não tem a pretensão de formar novos seguidores do espiritismo. Mas não há um segundo sequer do filme que você, espírita ou não-espírita, não se emocione não se questione. Muitos se verão neste filme. Pois bem, recomendo a todos que venham assisti-lo.

Aqui, na sessão de estréia, além da beleza do filme, uma certeza: O Chico não morreu... Enquanto houver a bondade, ele estará vivo.
Encerra-se o filme e as pessoas saem... Silêncio... Um lindo silêncio...

Coisa mais linda que eu já pude presenciar em um cinema em toda a minha vida. Obrigado Chico, esteja em Paz! 

Vá assistir ao Chico. Eu recomendo”.
Tarcisio Passos - Crítico de Cinema

quarta-feira, 21 de abril de 2010

 
imagem: img.blogs.abril.com.br/1/dieta-nunca-mais/ima...
"O preço da sobrevivência é o envelhecimento".
                                               Érico Veríssimo

terça-feira, 20 de abril de 2010

DESEJO IMPOSSÍVEL DA COMPLETUDE

"O amor é o desejo impossível de ser um, quando há dois..."
                                                     Lacan
"É paradoxal que em nossas vidas,
o vazio possa ser repleto,
o negativo possa ser afirmativo,
o vácuo possa ser o lugar em que a maioria das coisas acontecem".

                                                                 Lao Tsé 

sexta-feira, 16 de abril de 2010

"Todo professor deve ter um pouco de ator".
                                                          Ariano Suassuna

ENTREVISTA COMPLETA - ARIANO SUASSUNA
http://www.caleidoscopio.art.br/entrevista/literatura/ariano.pdf

NA ESPERA DO AMANHÃ

Affonso Romano de Sant'Anna
"Vou dizer uma coisa banal: sem o mito do amanhã não existiríamos.

Digo e assumo essa fundamental banalidade. Não fora o amanhã secaríamos à beira dos caminhos. O amanhã é que fermenta o hoje, que fermenta o ontem. Por que migram as aves sobre os oceanos? Por que os peixes sobem cachoeiras procurando as nascentes do futuro? Os animais, aves e insetos ao redor, nos dão lição de aurora. [...]

O suicida é o que decretou a morte do amanhã. O idealista é o viciado que toma o amanhã nas veias, aspira-o, esfrega-o nos olhos e gengivas.

No entanto, dizemos: "está difícil", "a vida está dura", "assim não é possível", "esse país não tem mais jeito", mas no dia seguinte, amarfanhados, caminhamos junto ao mar para saudar a aurora.
Sábia é a natureza, nos dizem. Olhai os lírios do campo, eles passam a vida tecendo e fiando a manhã. E o jardineiro que parece um perverso podador, tão-somente antecipa a floração da vida com suas lâminas de dor. Em busca do amanhã as cobras perdem sua pele.  [...] Cães ladram pressentindo o terremoto, que os homens sequer percebem [...]

Alguns pré-videntes já estão legislando a constituição do amanhã. [...] É assim que Fênix- a fabulosa ave queimada nos desertos da Arábia- renascia das próprias cinzas e cantava transfigurada. Deus é o renovado amanhã.

O que fazem os amantes pelos bares e praias, junto às árvores de noturnas ruas e nos leitos secretos, senão cumprir o ritual de crença no amanhã?"
A modernidade é dinâmica e provocativa. Mas não inaugura o equilíbrio almejado pelos Homens em todas as fases da história. Paradoxalmente, as pessoas se sentem sós. Vivem as suas inquietações num mundo particular, absortas em problemas internos que as afastam de uma realidade social, muitas vezes, cruel. 
                                                   Van Gogh
O Homem pós-moderno parece-me ainda mais só, dialogando com aparelhos eletrônicos, cada dia mais avançados, se protegendo contra a violência e se escondendo das relações verdadeiras e profundas. Vejo a pós-modernidade como um encontro entre o conservadorismo e o desenvolvimento tecnológico.

Nesse tempo, o ser humano sentindo-se só, busca novamente no abstrato, no sagrado e no supremo, o complemento para sua vida. Há mesmo quem acredite que estamos vivendo um momento semelhante à Idade Média, de retorno à religiosidade, numa busca desenfreada pelo teocentrismo - como uma alternativa emergencial de superação de solidão. O crescimento, a passos largos, de diversas religiões, seitas e filosofias de vida parecem atestar isso. 
É interessante pensar o Pós-modernismo como um momento de reflexão: uma tentativa de observar as obscuridades trazidas com o advento da modernidade. E aí, é oportuno nos remetermos a nós mesmos: o que verdadeiramente somos no contexto social atual, o que queremos/buscamos/idealizamos, quem é o outro que nos completa/ou nos afasta...
Carlos Drummond arremata bem, com sua poética, minhas inquietações:

“[...] E como ficou chato ser moderno
Agora serei eterno [...]".
                                        Jussara Midlej

GEIR CAMPOS

Não faz mal que amanheça devagar:
as flores não têm pressa, nem os frutos.
Sabem que a vagareza dos minutos
adoça mais o outono por chegar.
Portanto, não faz mal que devagar
o dia vença a noite nos redutos do leste.
O que nos cabe é ter enxutos os olhos
e a intenção de madrugar.

terça-feira, 13 de abril de 2010

RUBEM ALVES: escritor e poeta

"[...] Então o objetivo da literatura é fazer a gente decolar da realidade pra ficar numa certa altura, num êxtase, ai então você olha pra baixo e vê a realidade sob uma nova luz. Você percebe coisas que normalmente você não perceberia".

ENTREVISTA COMPLETA:
http://www.caleidoscopio.art.br/entrevista/literatura/rubem-alves.html

AKIRA KUROSAWA FARIA 100 ANOS

"[...] A obra de Akira Kurosawa, em seu conjunto, representa um raro momento de encontro entre a cultura japonesa e diversas outras civilizações, inclusive a ocidental. O cinema de Akira Kurosawa surpreende até hoje por uma poderosa contradição – sua capacidade de se aproximar de nós, ao mesmo tempo, por caminhos tradicionais e renovadores. Do primeiro ponto de vista, temos diante de nós imagens clássicas, compostas como se fossem pinturas, marcadas por harmonia e equilíbrio. Essas imagens, contudo, encadeiam-se de maneira que permanece revolucionária até hoje. A multiplicidade de pontos de vista em Rashomon, por exemplo, pode ser imitada, mas continua incômoda, até assustadora, na maneira como nos obriga a nos posicionar frente ao que vemos.
                                      Cena do filme Sonhos, de Akira Kurosawa
Volta e meia encontramos em Kurosawa mesmo a arrogância dos vanguardistas mais ousados: o longo plano inicial de Kagemusha, por exemplo, em que as personagens conversam quase sem se mover (em contraste com a imagem seguinte, em que a câmera acompanha freneticamente um homem que corre), os tempos aparentemente estáticos de Dersu Uzala ou as imagens oníricas de Sonhos continuam sendo momentos únicos, belos e estranhos pela distância que têm do que usualmente consideramos cinema, nos lembrando que sempre há outras maneiras de observar alguma coisa".
 Marcello Castilho Avellar, do Jornal Estado de Minas).http://www.caleidoscopio.art.br/notas/audiovisual/akira-kurosawa.html

segunda-feira, 12 de abril de 2010

MARIA LÚCIA MARTINS EM JEQUIÉ

                                                Klimt
 "Viver é subir uma escada rolante pelo lado que desce."
                                                            Lya Luft
Imagem: DeviantART by DoidaPorTi
"Voltar é uma ilusão.
Estamos sempre indo."
                                                   C. Marzo

QUINUA

Cereal sagrado dos Incas, a Quinua Real tem, em sua composição, valores nutritivos comparados ao leite materno e propriedades nutricionais que auxiliam na recuperação dos tecidos e células.

Origem - Há mais de 5000 anos este vegetal, da família do espinafre, é produzido nas regiões andinas da Bolívia e do Peru, onde a temperatura gira em torno dos 10°C. Graças à técnica de plantio dos camponeses incaicos e aos canais de irrigação construídos pelo povo, a planta conseguiu se desenvolver em meio a um ambiente gelado e ao relevo montanhoso, chegando a resistir aos 30°C negativos; é  considerado um alimento sagrado pelos Incas.
Propriedades Nutricionais - Alguns estudos apontam, em sua composição nutricional, semelhanças com o leite materno. Rica em ferro, cálcio, fósforo e carboidratos, a quinua fornece energia, atua na elasticidade das fibras musculares e auxilia na recuperação dos tecidos e células, além de produzir hormônios e enzimas. Em 100 gramas do cereal são encontrados 74 gramas de carboidratos, 23 gramas de proteínas e 15 gramas de fibras. Conta ainda com 18 aminoácidos e vitaminas, como B1, B2, B3, B6 e A.
Propriedades Medicinais - Entre os 18 aminoácidos encontrados na quinua, dois - Metionina e Lisina - estão ligados ao desenvolvimento da memória e dos reflexos, e um deles - Tripofano - é capaz de liberar no cérebro a serotonina, substância que dá uma sensação de alegria e bem-estar. Além de combater a depressão, o vegetal também auxilia na manutenção do sistema imunológico e no tratamento de problemas urinários, osteoporose, anemia e diabetes. Livre de glúten, é indicado para celíacos (pessoas com alergia à glúten). Por suas fontes protéicas de origem vegetal, está completamente livre de gorduras saturadas e colesterol, grandes vilões das doenças cardiovasculares.

Curiosidades - Graças ao seu alto poder nutritivo, a quinua foi considerada pela Academia de Ciências dos EUA como o melhor alimento de origem vegetal para o consumo humano, fazendo parte, inclusive, da dieta dos astronautas da NASA que saem em viagens muito longas. De acordo com o único representante do vegetal, aqui no Brasil, Clodomiro Carlos do Pinhal, que começou a importar a quinua em 2004, o aumento na procura do vegetal se deu pelo fato de as pessoas estarem preocupadas com uma alimentação mais saudável.
Fonte: Revista dos Vegetarianos e Cantinho Vegetariano
PÃO DE QUINUA
Regina Racco
Ingredientes
Quinua em grão
Sementes de linhaça
Farinha ou creme de arroz
Leite em pó
Fermento para bolo
Sal

Modo de fazer
Coloque à noite para germinar, 3 colheres de sopa de quinua em sementes e uma colher de semente de linhaça, cubra com água. Na manhã seguinte, acrescente 4 a 5 colheres de sopa de farinha de arroz, meia colher de sopa de leite em pó, meia colherzinha de café de fermento em pó (para bolo) e sal a gosto. (Note que não leva nem gordura nem ovo).

Faça uma massa resistente mas não dura, colocando água até a consistência desejada, como um mingau grosso. Coloque a massa em frigideira de teflon (se necessário, unte ligeiramente) e tampe (fogo baixo). Ao dourar em baixo, vire a massa e espere dourar do outro lado, já sem a tampa. A aparência é de um pãozinho integral. coloque por cima requeijão, tahini, mel, ou o que preferir.

Opcional: Se desejar variar o sabor ao colocar a massa na frigideira, cubra com sementes de gergelim ou queijo ralado. Este pão auxilia a quem deseja emagrecer porque, além de regular o intestino, tem alto poder de saciedade.
Fonte: panelinha.ig.com.br/.../receitas/7581_G.JPG

terça-feira, 6 de abril de 2010

LIMITAÇÕES

"Pode-se imaginar um currículo escolar, de doze anos, no qual não conste nem uma aula sobre o AMOR, sobre as dificuldades de relacionamento entre as pessoas, sobre os significados existenciais do aprendizado ou sobre a necessidade de se aprender a lidar com a frustração e, até mesmo, a doença e a morte?"
BYINGTON, C. A.  Pedagogia Simbólica. A construção amorosa do conhecimento do ser. Rio de Janeiro: Record, 1996, p. 132.
Foto: Leila Andrade
"[...] Como tudo no universo é sistema energético, isto é, tudo é provisório e ilusório, toda espécie de apego é desgaste inútil de energia, já que a pessoa se apega ao ilusório, ao impermanente.O apego é o responsável pela estagnação em um nível evolutivo. Toda estagnação é considerada no ioga como patológica e geradora de neuroses".
        WEIL, Pierre.  Fonteiras da evolução e da morte. Petrópolis: Vozes, 1983, p. 47.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

VIDA SAUDÁVEL

O número de idosos, no Brasil, cresceu mais de 200% nos últimos 20 anos. Isso aconteceu, principalmente, porque ocorreram melhorias nas condições de saneamento, alimentação, educação e saúde. Com esse crescimento há maior procura pela qualidade de vida, pois já se sabe que, sendo o envelhecimento um processo natural do corpo, a partir dos 40 anos começa-se a 'colher o que se plantou' ao longo da vida, desde a infância.
"A LIÇÃO JÁ SABEMOS DE COR, SÓ NOS RESTA APRENDER!" Beto Guedes e Ronaldo Bastos
Sabe-se que uma dieta balenceada, atividades físicas, atividades prazerosas - ir atrás daquilo que se ama - os cuidados com o emocional, ajudam a diminuir a incidência de doenças, em especial as degenerativas.                                               
Vale a pena ver uma reportagem completa, escrita por Marcos Dias, acerca desse assunto, na Revista MUITO N. 99 (fevereiro de 2010): trata-se de um excelente suplemento semanal do Jornal 'A Tarde'.

No citado número, especialistas ensinam como viver melhor, para envelhecer melhor. Por exemplo, a nutricionista Amélia Duarte recomenda alguns cuidados essenciais para um envelhecimento mais saudável.
E assim...

EVITAR:
Glutamato monossódico: prejudica o sistema neurológico;
Adoçantes artificiais (exceto para diabéticos), nesse caso, usar STÉVIA;
Sal refinado - usar (ainda assim, pouco) o sal marinho;
Açúcar branco - dentre outras coisas, prejudica a absorção de nutrientes pelo organismo;
Gordura animal, margarina e frituras - provocam problemas circulatórios;
Bebidas gaseificadas  - (quaisquer) -  levam à descalcificação óssea.

INVESTIR:
Frutas, verduras e legumes - ajudam na fixação do cálcio nos ossos;
Cereais integrais - são uma excelente fonte de carboidratos complexos (que levam mais tempo para serem “quebrados” em açúcares mais simples);excelentes fontes de fibras, fitonutrientes, antioxidantes, vitaminas e minerais.
Uvas - que protegem o sistema circulatório;
Sementes de linhaça - contêm Ômega 3; gergelim - cálcio;
Frutas oleaginosas - castanhas de caju, castanhas-do-Pará - fontes de Vit. E, ômega 3 e 6, selênio, que são oxidantes;
Após os 50 anos, SUPLEMENTAR:
Vitaminas C e E, selênio, zinco, cobre e ômega 3 (ácido graxo que possui EPA que atua no sistema circulatório e DHA para a saúde cerebral e memória).

E MAIS:
A citada nutricionista sabe da importância de se ter uma alimentação inteligente, afinal, como ela diz, a oportunidade de preservar a saúde depende do que entra na nossa boca. Ela dá o exemplo de um cardápio equilibrado, já que o excesso ou a carência de nutrientes é prejudicial:
Café da manhã:Frutas (abacaxi ou mamão), cereais integrais, iogurte desnatado e mel ou melaço.
Lanche: frutas ou sucos.
Almoço: salada crua e cozida com azeite extra-virgem, arroz ou macarrão integrais, carne magra, suco de fruta (limonada).
Lanche: cereal integral ou fruta ou iogurte natural com mel.
Jantar: sopa de vegetais ou salada de folhas, carne branca.
Ceia: fruta (maçã com casca tem um efeito antibiótico, natural).
"Hoje, a pessoa escolhe, através do seu comportamento, como quer envelhecer [...] daí, a nutrição deveria ser ensinada nas escolas". Amélia Duarte
Fonte< http://revistamuito.atarde.com.br/?p=4335>

domingo, 4 de abril de 2010

FREI BETTO

Lua, Tarsila do Amaral
"[...] Feliz Páscoa aos que descobrem Deus escondido numa compota de figos em calda ou no vaga-lume que risca um ponto de luz na noite desestrelada. E aos que aprendem a morrer, todos os dias, para os apegos de desimportância e, livres e leves, alçam voo rumo ao oceano da transcendência".

POR UM DEUS MAIS AMIGO

Por Walter Queiroz Jr.

"Ressuscitai, senhor, em nós, o espírito do tempo em que o Sábado de Aleluia  era uma grande festa, a mesa era farta e os sinos repicavam de esperança e alegria.

A vitória sobre a morte deste ser extraordinário, chamado Jesus, será sempre o máximo acontecimento da nossa história e nenhuma outra data há de merecer tanto regozijo. Entretanto,  sempre me intrigou a malhação do Judas, ou seja, o espancamento dos bonecos-símbolo do infausto apóstolo e praticado pelo mundo afora.

Além da descarga de alta agressividade neste linchamento metafórico, ignora-se a crucial questão: O Cristo se cumpriria sem a traição do Iscariotes? Não será o Judas, como seu próprio nome lembra, o representante de uma velha tradição que o mestre veio abolir pelo perdão? Não será Judas um ator imprescindível para o epílogo da tragédia cristã?
                                       Imagem: magonia.haaan.com/.../01/Judas-Iscariot_wa.jpg
Quando, no seu momento mais dramático, o nazareno questiona o cálice, ele apenas chora o seu destino para, em seguida, honrar, gloriosamente, a divina vontade do seu Pai. Poderia, então, Judas recusar a sua execrável missão sem contrariar superior desígnio? [...]

Tornei-me um crente sem templo, nem dízimo, que bebe vinho como o Mestre gostava de fazer, que cultiva a compaixão, canta, dança e recusa-se a acreditar num Deus autoritário, capaz de suprema crueldade de condenar suas próprias criaturas ao fogo eterno.
                                                              KLIMT
Os católicos estão vivendo a dolorosa experiência de constatar a falibilidade do seu chefe supremo. Por que não aproveitar a crise para a reavaliação de dogmas e atitudes como o celibato que deveria ser uma opção e não uma obrigação? Todos temos um Judas interior que pode ou não passar ao ato, mas graças a Deus, qualquer um pode fundar uma igreja no seu próprio coração. Aleluia, Salvador!"

Texto completo: Jornal A Tarde, Caderno A3. Salvador, 03/4/2010.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

OBRA DE ARTE NA AREIA

                                       A última ceia - Leonardo da Vinci
Durante todo o feriado de Páscoa, quem passar pela Praia da Enseada, no Guarujá, na Baixada Santista, vai ter uma surpresa: uma obra de arte feita toda em areia.

Com réplicas de Jesus e os 12 apóstolos, a escultura representa uma das obras mais importantes do pintor Leonardo da Vinci: a Última Ceia (acima). A escultura, na areia, de dez metros de comprimento, foi um desafio para cinco artistas.

Eles concluíram o trabalho em menos de dois dias. Tentaram reproduzir todos os detalhes da pintura. Gisele Prata, escultora há mais de 30 anos, ficou emocionada em ter sido a escolhida para fazer Jesus Cristo. 

A exposição vai permanecer na Praia da Enseada, no Guarujá, durante todo o feriado. Além de conferir o cenário, os banhistas têm também a oportunidade de aprender a técnica com professores que estão à disposição dos visitantes.

Vale a pena conferir:
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1555480-5605,00-OBRA+DE+ARTE+FEITA+NA+AREIA+ENCANTA+TURISTAS+EM+PRAIA+DO+GUARUJA.html